Emissão Renascença | Ouvir Online

O SMS da polémica. Seguro faz queixa contra Costa

28 set, 2014

A candidatura de António Costa enviou "por lapso" um SMS aos militantes que apelava ao voto em dia de eleições.

O SMS da polémica. Seguro faz queixa contra Costa
A candidatura de António José Seguro entregou uma queixa contra António Costa, alegando que este enviou um SMS aos militantes socialistas a apelar que votem em si este domingo, mensagem que a candidatura do autarca lisboeta diz ter sido um lapso já suspenso.

De acordo com a candidatura do secretário-geral socialista, a queixa é assinada por João Proença, director da campanha, e foi dirigida ao presidente da Comissão Eleitoral, Jorge Coelho.

Por seu turno, a candidatura de António Costa diz que foi detectado o SMS, que "foi um lapso e foi corrigido", tendo sido suspenso "de imediato", tendo chegado apenas a 5% do universo eleitoral.

"Em 40 anos de democracia nunca assistimos a uma violação tão grosseira das regras democráticas como esta que António Costa acabou de praticar.
A campanha terminou na sexta-feira. Hoje é o dia das eleições", refere a candidatura de António José Seguro, censurando a "atitude antidemocrática e desrespeitosa" do actual presidente da Câmara de Lisboa, que "mancha o processo eleitoral". 

"Hoje não deixe de votar", dizia SMS
A Comissão Eleitoral deliberou que as candidaturas devem "abster-se de utilizar quaisquer meios de comunicação electrónica, nomeadamente chamadas telefónicas, SMS, emails, para fins de marketing político" durante o dia da votação.

"Nestes termos, deve a candidatura de António Costa cessar, com efeitos imediatos, o envio de mensagens SMS durante o dia do ato eleitoral”, refere um comunicado da Comissão Eleitoral.

“A deliberação referida no número anterior foi comunicada ao representante da candidatura de António Costa na Comissão Eleitoral, tendo o mesmo assegurado que o envio de mensagens SMS foi imediatamente cessado e que o mesmo se tratou de um erro processual".

De acordo com o comunicado da Comissão Eleitoral, que cita a reclamação da candidatura de António José Seguro, na mensagem da candidatura de António Costa podia ler-se: "Hoje não deixe de votar. O PS precisa do seu apoio. Conto consigo. António Costa".

O SMS enviado indicava ainda um número de telefone para onde os militantes e simpatizantes deviam ligar caso tivessem dúvidas sobre os locais onde votar.

Cerca de 250 mil simpatizantes e militantes socialistas escolhem este domingo entre Seguro e Costa o candidato do PS a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

[Notícia actualizada às 14h08 com resposta da Comissão Eleitoral]