147 inundações, caos no trânsito. Um dia de chuva forte em Lisboa

22 set, 2014

A água chegou a obrigar ao encerramento da estação de metro do Jardim Zoológico, entretanto já reaberta. [Em actualização]

147 inundações, caos no trânsito. Um dia de chuva forte em Lisboa
A chuva intensa que caiu esta segunda-feira sobre a cidade de Lisboa ao início da tarde provocou algumas inundações e perturbações na circulação do metropolitano. Vários internautas têm partilhado nas redes sociais imagens dos estragos causados pela chuva em vários pontos da capital. Veja alguns dos vídeos que circulam na Internet.

O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa já registou 147 inundações em habitações, devido à forte chuva que caiu na capital esta segunda-feira.

Fonte dos Sapadores indicou à Renascença que há ainda ocorrências por resolver e que a situação mais complicada registou-se na zona do Rossio e do Martim Moniz com o rebentamento de um colector.

A chuva intensa que caiu esta segunda-feira sobre a cidade de Lisboa ao início da tarde provocou também perturbações na circulação do metropolitano.

Uma das zonas afectadas foi a do Jardim Zoológico, onde a água entrou na estação de metro, e obrigou ao seu encerramento por volta das 14h00. A estação do metro foi, entretanto, reaberta.

De acordo com o Metro de Lisboa, o comboio passava, mas não parava.

À Renascença, Rute Farinhoto, testemunha, descreveu o que viu: "Por volta das 14h00 estava a comprar o bilhete para as Laranjeiras e olhei para a esquerda, para as portas de entrada e vi água a cair do tecto e a formar uma espécie de lago. As pessoas não conseguiam passar. E depois a água desceu as escadas do metro, em cascata até chegar à linha."

Rute Farinhoto disse ainda que tentou sair no Jardim Zoológico, mas voltou para trás "porque as ruas estavam completamente inundadas".

Outra das zonas mais afectadas foi São Domingos de Benfica onde vários lençóis de água impediram a passagem dos automóveis e criaram trânsito, quando alguns condutores tiveram que mudar de direcção para evitar a água.

Entre a Calçada da Palma de Baixo e a Estrada das Laranjeiras, na zona de São Domingos de Benfica, uma testemunha contou à agência Lusa que a água naquela zona deveria alcançar cerca de meio metro de altura.

A mesma fonte, além de notar a interrupção da circulação automóvel, testemunhou que um peão atravessava a estrada com a água pelos joelhos.

Trânsito e mais trânsito
A chuva intensa provocou condicionamentos no trânsito em várias zonas de Lisboa como a Calçada de Carriche, Sete Rios, Rossio, Calvário, Praça de Espanha e Praça dos Restauradores, devido às inundações registadas na zona da baixa, disse fonte da PSP lisboeta à Lusa.

No eixo Norte-Sul, a PSP reportou haver, também, dificuldades de circulação devido à chuva.

Às 15h30, fonte da PSP disse à agência Lusa que a situação pode normalizar "em breve" se a chuva não continuar. A essa hora, na página do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa havia 13 ocorrências relacionadas com inundações, a maior parte das quais nas zonas de Benfica e da Baixa.

Outros registos respeitavam a Carnide, Olivais, Penha de França e Campolide.

[Em actualização]