Emissão Renascença | Ouvir Online

Só escapa Faro. Quase todo o país em aviso amarelo por causa da chuva

22 set, 2014

Até domingo o tempo vai alternar entre chuva e sol.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou quase todos os distritos de Portugal sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada até às 21h00.

O aviso está em vigor desde as 8h00 e abrange todos os distritos do Continente, excepto Faro e as ilhas da Madeira e dos Açores.

Em declarações à agência Lusa, Joana Sanches, do IPMA, informou que o estado do tempo em Portugal continental vai continuar instável, com chuva e sol, pelo menos até dia 28 (domingo).

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

"A situação de aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vão manter-se até às 22h00 desta segunda-feira. Terça-feira o dia será idêntico", salientou.

De acordo com Joana Sanches, a tendência para os próximo dias é uma alternância entre chuva e sol. "Em princípio, vamos ter uma melhoria dia 25, depois volta a chover e a partir de dia 28 poderá melhorar novamente", disse.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21, Castelo Branco, Portalegre e Leira 23, Évora, Beja e Funchal 25, Guarda 15, Viseu 18 e Faro 24.