Emissão Renascença | Ouvir Online

Ainda há 17.500 vagas para o ensino superior

17 set, 2014 • Fátima Casanova

Maior parte das vagas está nos politécnicos em áreas que vão da educação às engenharias, passando por cursos de gestão e finanças.

Ainda há 17.500 vagas para o ensino superior. Os lugares estão disponíveis para os candidatos à segunda fase, que decorre até sexta-feira.

Aos mais de 13 mil lugares que sobraram da primeira fase do concurso nacional, somam-se mais quatro mil, correspondentes a estudantes que ficaram colocados, mas que não se inscreveram,

Uma situação que também aconteceu no tão disputado curso de medicina. Ao todo ainda estão disponíveis 17 lugares para a área.

A Universidade de Lisboa e a Universidade Nova têm duas vagas, cada uma, na Universidade de Coimbra há quatro e uma no Instituto de Ciências Biomédicas, no Porto. O mesmo na Madeira e nos Açores. Já a Universidade da Beira Interior é a que tem mais: seis vagas ficaram por preencher por falta de inscrição dos alunos colocados.

Ainda na aérea da saúde, estão disponíveis lugares em diversos cursos, como por exemplo: medicina dentária, enfermagem e ciências farmacêuticas.

Outros cursos que viram as suas vagas esgotarem na primeira fase, também têm agora algumas vagas. É o caso das engenharias no Instituto Superior Técnico. Entre elas a aeroespacial , que em Lisboa teve a nota mais alta de ingresso, a rondar os 18 valores.

A maior parte das vagas sobrantes estão nos institutos superiores politécnicos: são cerca de 11 mil, desde cursos nas áreas da educação até às engenharias, passando por cursos de gestão e finanças.

Os alunos têm até sexta-feira para apresentar a sua candidatura e os resultados são conhecidos a 25 de Setembro. Ainda vai decorrer uma terceira fase de 2 a 6 de Outubro.