Emissão Renascença | Ouvir Online

Acórdão do processo “Face Oculta” tem cerca de 2.700 páginas

05 set, 2014

Leitura acontece quase três anos depois do início do julgamento. Ministério Público acusou 36 arguidos.

Acórdão do processo “Face Oculta” tem cerca de 2.700 páginas
O colectivo de juízes do Tribunal de Aveiro começou  a leitura do acórdão às 10h25, com a presença de 22 dos 36 arguidos envolvidos no caso. O processo "Face Oculta" tem 2.781 páginas.

O antigo ministro e ex-vice-presidente do BCP Armando Vara, o sucateiro Manuel Godinho e o advogado Paulo Penedos são alguns dos arguidos presentes na principal sala de audiências do Tribunal de Aveiro.

Entre os arguidos que não estão presentes, destaque para o ex-presidente da REN (Redes Energéticas Nacionais) José Penedos, que justificou a ausência com a necessidade de acompanhar a mulher, que se encontra doente.

O colectivo de juízes considerou justificadas as faltas por parte dos arguidos José Penedos e outros seis arguidos, aguardando a apresentação da justificação respectivamente de outros dois arguidos.

O juiz presidente, Raul Cordeiro, começou por explicar que o acórdão tem cerca de 2.700 páginas, o que torna inviável a leitura integral do mesmo. Assim, indicou que iria apenas recordar os crimes pelos quais os arguidos estão acusados e referir os factos provados e as respectivas penas.

O caso, que começou a ser julgado há quase três anos, está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objectivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do sector empresarial do Estado e privadas.

O Ministério Público (MP) acusou 36 arguidos, incluindo duas empresas, de centenas de crimes de burla, branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de influências.

Uma das questões mais polémicas do processo são as escutas telefónicas contendo conversas do ex-primeiro ministro José Sócrates que foram alvo de várias decisões de destruição do então presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha de Nascimento.