Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministério da Justiça: sistema informático vai voltar a funcionar de forma gradual

01 set, 2014

"Em algumas comarcas", o Citius deverá ficar disponível ainda durante esta segunda-feira, diz à Renascença adjunto da ministra da Justiça.

O Ministério da Justiça garante que a plataforma informática Citius vai voltar a funcionar, ainda que de forma gradual.

"Em algumas comarcas, Viseu, Faro, Madeira, Beja, o Citius deverá ser levantado esta tarde", disse à Renascença Plácido Conde Fernandes, adjunto da ministra da Justiça.

O sistema - que permite a gestão e o acesso a processos judiciais - está indisponível devido à reorganização do mapa judiciário que entrou esta segunda-feira em vigor.

"Trata-se de uma circunstância imprevisível que estamos a tentar resolver", garante Plácido Conde Fernandes, adiantando que a plataforma regressará ao seu funcionamento normal de forma gradual.

A reorganização do mapa judiciário encerrou 20 tribunais e transformou 27 em secções de proximidade. As alterações obrigaram a transferir milhares de processos para outras comarcas, algumas sem capacidade e que estão agora a receber obras.

São os casos de Vila Real, Loures e Faro. Nestas três comarcas, os serviços estão a funcionar em contentores. Fernandes garante que são "soluções muito provisórias" e que, à excepção de Loures, devem estar resolvidas em breve.

Faro e Vila Real devem ficar livres de contentores no início do mês de Fevereiro de 2015. Já Loures será um caso mais demorado, mas que não deve ir além do final de 2015, assegura.