Emissão Renascença | Ouvir Online

Festival Red Burros Fly-In pode chegar aos céus de Angola

24 jul, 2014 • Olímpia Mairos

Desfile aéreo, exposição de aeronaves e passeios de burro constituem as iniciativas da quinta edição do festival “Red Burros Fly-In”, em Mogadouro.

Festival Red Burros Fly-In pode chegar aos céus de Angola
O festival aéreo "Red Burros Fly-In", que se realiza este sábado no Aeródromo Municipal de Mogadouro, está a despertar o interesse do Instituto de Fomento Turístico de Angola. Em aberto está a possibilidade de a iniciativa aeronáutica vir a ser realizada também naquele país africano.

"Temos vindo a receber correspondência dos representantes da Infotur, mostrando interesse em fazer uma parceria com o município de Mogadouro através do festival aéreo Red Burros", avança à Renascença o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

O autarca mostra-se satisfeito com o interesse manifestado pelos angolanos e considera um “orgulho para Mogadouro” a possibilidade de o festival vir a ser realizado em Angola. "Poderá ser o exportar de um produto ligado à aviação ligeira e de acrobacias, que teve origem em Mogadouro, há cinco anos", realça.

O festival acontece pelo quinto ano consecutivo nos céus de Mogadouro e conta com a participação de mais de uma centena de aeronaves de Portugal, Espanha e França.

Nomes de "topo da acrobacia aérea nacional" vão marcar presença, como é caso da Aerobatica, Citabria, Patrulha Fantasma, a Smoke Wings, entre outo tipo de aeronaves, como os planadores ou ultraleves.

Estão ainda previstos baptismos de voo, - se as condições meteorológicas o permitirem -, um desfile aéreo, exposição de aeronaves de vários tipos e modelos e passeios de burro.

O nome do festival aéreo – Red Burros Fly-In - quer simbolizar “o sangue, o esforço em fazer as coisas” e é uma espécie de homenagem ao animal mais tradicional do concelho: o burro de carga.