Emissão Renascença | Ouvir Online

Prova de avaliação dos professores marcada para 22 de Julho

17 jul, 2014

A Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades, muito contestada por professores e sindicatos, foi feita pela primeira vez em Dezembro.

Está marcada para o próximo dia 22 de Julho a prova de avaliação dos professores. A data consta de um despacho publicado em “Diário da República”, esta quinta-feira.

Sete meses depois, o Ministério da Educação dá a possibilidade aos professores que em Dezembro não conseguiam realizar a prova de a fazerem, ainda a tempo dos concursos de selecção e recrutamento de professores para o próximo ano lectivo

O despacho prevê que os professores que, "comprovadamente por motivos alheios à sua vontade, se viram impedidos" de realizar a prova no dia 18 de Dezembro, o possam fazer no dia 22 de Julho. "A prova realiza-se assim após o último dia de exames nacionais do ensino secundário, de modo a não interferir com os exames nacionais", adianta o Ministério da Educação em comunicado.

A Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) foi feita pela primeira vez a 18 de Dezembro, e foi muito contestada por professores e sindicatos.

A realização da PACC, destinada aos contratados com menos de cinco anos de serviço, esteve desde o início envolta em polémica, com os professores a fazerem greve e boicote à prova e os sindicatos a avançar com 20 providências cautelares.

A prova foi instituída em 2007, durante a governação socialista de José Sócrates, mas nunca avançou devido à forte contestação dos sindicatos. O exame constava do programa de Governo de Pedro Passos Coelho, tendo sido assumido como uma prioridade do ministro Nuno Crato.

Em Setembro de 2013, foi aprovada em Conselho de Ministros e, em 18 de Dezembro do mesmo ano, a sua componente comum foi realizada em escolas por todo o país, num dia marcado pela forte contestação dos professores a um exame que consideram injusto e destinado a retirar docentes do sistema.