Emissão Renascença | Ouvir Online

Já pode mudar de fornecedor de gás natural as vezes que quiser

10 jul, 2014

Metade dos consumidores ainda não passou para o mercado liberalizado. As famílias portuguesas têm no mercado quatro comercializadores de gás natural.

Os consumidores já podem mudar de fornecedor de gás natural sempre que desejarem. As novas regras aprovadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) eliminaram o limite anual de quatro mudanças.

O prazo máximo para se concretizar a mudança de fornecedor pela plataforma logística foi fixado em três semanas.

Também a partir de agora o consumidor que optar pelas ofertas duais pode escolher uma data preferencial para essa mudança, podendo ser feita numa mesma data para a electricidade e o gás natural.

Em comunicado, o regulador do mercado energético explica que esta revisão dos procedimentos de mudança de comercializador no gás natural pretende "melhor adequar à actual fase do mercado e, em muitos casos, harmonizá-los com os do sector eléctrico", que foram actualizados em 2012.

De acordo com os últimos dados da ERSE relativos ao mercado liberalizado do gás natural, no final do primeiro trimestre deste ano, o número de consumidores ultrapassava os 600 mil, o que representa quase metade do universo total de clientes de gás natural.

As famílias portuguesas têm no mercado liberalizado quatro comercializadores de gás natural, a que correspondem 27 possibilidades diferentes, de acordo a ERSE.

A EDP tem conquistado cada vez mais clientes no mercado liberalizado de gás natural, mas é a Galp que continua a ser líder neste mercado, ao abastecer quase dois terços do consumo, com novos fornecedores a ganharem terreno.