Emissão Renascença | Ouvir Online

Sobe o número de turistas que conhece Lisboa a partir do Tejo

13 jun, 2014 • Ana Carrilho

No ano passado, 30 mil pessoas viajaram nos barcos de turismo que todos os dias navegam no rio. Este ano, devem ser ainda mais:  a Transtejo espera receber 40 mil turistas.

Sobe o número de turistas que conhece Lisboa a partir do Tejo

Descobrir Lisboa a partir do rio Tejo é uma modalidade que tem cada vez mais adeptos entre os turistas que visitam a capital. Há alguns anos que a Transtejo transformou alguns dos seus cacilheiros em barcos de turismo e desenvolveu os Cruzeiros no Tejo.

Em 2013, 30 mil turistas passearam no rio para ver Lisboa noutra perspectiva.

“Tirámos três dias para visitar Lisboa, fizemos excursões,” revela à Renascença um turista. Outro grupo confessa que adorou “Lisboa, sobretudo o Mosteiro dos Jerónimos”.

A grande parte (90%) dos que fazem a viagem é de nacionalidade estrangeira: um terço ingleses, seguidos dos franceses. Mas os portugueses também gostam.

“Foi a primeira vez que vi Lisboa do rio. Estou a gostar imenso”, confessa um turista português. 
                    
Grau de satisfação elevado
O responsável pela área de turismo da Transtejo, Rui Sousa, diz que o grau de satisfação de quem experimenta é muito elevado e, nos inquéritos, quase todos garantem a recomendação a amigos.

“Trata-se de um produto que tem tido bastante aceitação junto dos turistas. No ano passado, 92% dos turistas questionados referiram que o circuito [“Lisboa Vista do Tejo”] era um amigo. O que é bastante positivo”.

Para este ano, a Transtejo espera receber nos cruzeiros 40 mil turistas, entre Maio e o fim de Outubro. Nos primeiros dois meses, o crescimento já chegou aos 30%.

A empresa tem dois tipos de cruzeiro: o circuito “Lisboa Vista do Tejo”, que permite ver a zona ribeirinha do Parque das Nações até Belém em duas horas e meia; e o circuito dos Descobrimentos, que "dura hora e meia e faz o percurso entre o Terreiro do Paço e Belém."

A viagem mais cara custa 20 euros por pessoa, mas há outras modalidades a outros preços.