Cerimónia do 10 de Junho retomada depois de indisposição de Cavaco

10 jun, 2014

Cerimónia esteve interrompida cerca de 30 minutos. O Presidente da República continuou o discurso sem uma palavra sobre o sucedido.

Cerimónia do 10 de Junho retomada depois de indisposição de Cavaco
O Presidente da República ia na segunda página do seu discurso quando se sentiu mal e interrompeu a intervenção. Cavaco Silva foi retirado da tribuna das comemorações oficiais do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. O Chefe de Estado foi levado para a parte traseira da tribuna onde recebeu assistência médica. A cerimónia esteve interrompida durante cerca de 30 minutos.
O Presidente da República retomou o discurso do 10 de Junho sem qualquer explicação para a indisposição que sofreu e que obrigou à interrupção da cerimónia durante cerca de 30 minutos.

Minutos antes, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, tinha anunciado que Cavaco Silva tinha sofrido uma indisposição mas que já estaria em condições de retomar o discurso.  Pediu também àqueles que estão a "perturbar as cerimónias" que mostrem respeito pela situação.

Na altura da indisposição o Presidente da República falava sobre a participação militares portugueses na Primeira Guerra Mundial. Cavaco Silva discursou durante seis minutos e mostrava-se incomodado com um grupo de manifestantes que estava na assistência a assobiar, a fazer ruído com apitos e a gritar "Governo para a rua". Os manifestantes exibiam pequenos cartazes com mensagens como "Governo Rua" e "Presidente incompetente. Deixe o seu palácio para melhor gente".

Às 10h40, o Presidente da República ia na segunda página do seu discurso quando se sentiu mal e interrompeu a intervenção. Cavaco Silva foi retirado da tribuna das comemorações oficiais do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas que se realizam na cidade da Guarda. O Chefe de Estado foi levado para a parte traseira da tribuna onde recebeu assistência médica.

Cavaco Silva completa 75 anos no próximo dia 15 de Julho.

[notícia actualizada às 11h11]