Emissão Renascença | Ouvir Online

Voos directos para a China serão feitos por companhia chinesa

13 mai, 2014 • Eunice Lourenço, em Xangai

Ministro da Economia acompanha o Presidente da República e mostra-se confiante na duplicação das exportações este ano.

Vai ser uma companhia chinesa a realizar voos directos entre Portugal e a China. A vontade existe dos dois lados, mas a capacidade está apenas do lado chinês.

A ligação aérea directa é uma antiga preocupação dos dois países e tornada cada vez mais urgente devido ao aumento de ligações empresariais. Este foi, por isso, um dos temas tratados durante o pequeno-almoço de negócios entre o Presidente da República, Cavaco Silva, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e o da Economia, António Pires de Lima, que foi o porta-voz do encontro.

"Pode vir a ser um ponto muito importante no futuro o estabelecimento no futuro de uma ligação aérea directa entre a China, Pequim, Xangai e Portugal. É uma aposta que gostaríamos de estudar mais em detalhe e que pode contribuir para um crescimento assinalável das já significativas relações turísticas", afirmou Pires de Lima, numa declaração aos jornalistas.

O turismo é uma das áreas com que o ministro da Economia conta para o aumento das exportações, que espera venham a duplicar este ano. Em 2013, o volume de exportações para a China foi de 650 milhões de euros. Este ano, Pires de Lima espera ultrapassar os mil milhões.

Também o embaixador da China em Portugal vê boas perspectivas para as futuras ligações. Songfu Huang vê possibilidades de crescimento em múltiplos sectores. "As empresas chineses têm vontade de estudar pelo menos essa possibilidade. Portugal abriu a porta e as empresas chinesas têm a vontade", afirmou o diplomata aos jornalistas, depois do pequeno-almoço organizado pelo fundo de investimentos Fosun.

O encontro juntou várias empresas de sectores como a indústria agro-alimentar, a arquitectura e o turismo. A China Eastern Airlines, uma das companhias aéreas interessadas nos voos directos para Lisboa, também esteve presente.