Emissão Renascença | Ouvir Online

Câmara do Porto decreta dois dias de luto em memória de Graça Moura

28 abr, 2014

O corpo de Vasco Graça Moura está em câmara ardente na Basílica da Estrela, onde, esta segunda-feira se vai realizar um momento cultural de homenagem ao poeta e escritor.

Câmara do Porto decreta dois dias de luto em memória de Graça Moura

A Câmara do Porto decretou, para esta segunda e amanhã, dois dias de luto municipal pela morte de Vasco Graça Moura, portuense nascido na Foz do Douro. A decisão foi divulgada por um comunicado na página da autarquia na internet.

"Vasco Graça Moura era um dos grandes vultos da literatura portuguesa”, lê-se no site do município, onde se lembraque o poeta e escritor era “natural do Porto (Foz do Douro)” e que “foi distinguido com os prémios de Poesia do P.E.N. Clube Português e da Associação Portuguesa de Escritores e a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga".

A autarquia lembra ainda que Graça Moura se licenciou em Direito, pela Universidade de Lisboa, foi advogado e, "após o 25 de Abril de 1974, aderiu ao Partido Social Democrata, sendo chamado a exercer os cargos de Secretário de Estado da Segurança Social (IV Governo Provisório) e dos Retornados (VI Governo Provisório)". 

Vasco Graça Moura faleceu este domingo, aos 72 anos, vítima de cancro. O corpo está em câmara ardente, na Basílica da Estrela, onde, esta noite, vai realizar-se um momento cultural de homenagem ao poeta e escritor.

O funeral está marcado para terça-feira, às 10h00. Graça Moura vai ser cremado no cemitério dos Olivais, seguindo, posteriormente, as suas cinzas para o Porto.