Emissão Renascença | Ouvir Online

Passos promete "plano de ataque" aos edifícios com amianto até ao Verão

23 abr, 2014

Deputada Heloísa Apolónia lembrou que o governante tinha em Fevereiro prometido novidades no espaço de dois meses.

O primeiro-ministro diz que até ao Verão ficará definido o "plano de ataque e acção" para os edifícios públicos com amianto e que o levantamento dos locais afectados estará concluído até ao final do mês.

"Ficámos de concluir levantamento até final deste mês e ficámos até ao Verão de recolher o plano de ataque e acção proposto pela autoridade do trabalho", afirmou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, durante o debate quinzenal, em resposta a uma questão da deputada do partido ecologista os Verdes Heloísa Apolónia.

Esse "plano de ataque", acrescentou, servirá para garantir que os planos de intervenção irão decorrer em função dos "graus de exigência, de prioridade, de perigosidade das situações".

Na réplica, Heloísa Apolónia acusou Passos Coelho de mentir, lembrando que tinha sido ele próprio a avançar com uma data para a apresentação da listagem dos edifícios públicos que contém amianto.

"Na altura não lhe pedi data, o senhor primeiro-ministro deu voluntariamente", disse, reportando-se ao debate quinzenal realizado a 14 de Fevereiro, quando Passos reconheceu um "atraso" na inventariação dos edifícios públicos que contém amianto e assegurou estaria concluída "dentro de dois meses".

A deputada de Os Verdes fez ainda alusão ao caso específico direcção-geral de Energia e Geologia, recordando que na mesma altura Passos Coelho também disse que a mudança de instalações também deveria acontecer no mesmo prazo.

Contudo, contou Heloísa Apolónia, em contacto telefónico com os trabalhadores na terça-feira disseram-lhe que até agora não se fala em mudança alguma.