Emissão Renascença | Ouvir Online

Os alunos “baldas” e os professores afogados em burocracia

20 mar, 2014

“A Sala de Aula”, de Maria Filomena Mónica, baseou-se em diários anónimos de alunos e professores. A autora faz duras críticas ao ministro da Educação.

Os alunos “baldas” e os professores afogados em burocracia

O que se passa dentro de uma sala de aula? Que dificuldades enfrentam os professores e alunos, na escola pública? As respostas a estas e outras perguntas estão no livro da socióloga Maria Filomena Mónica, intitulado “A Sala da Aula”.

Para escrever o livro, a autora pediu a professores e aluno que, sob a forma de diários anónimos, descrevessem o dia-a-dia da escola.

A autora concluiu que as escolas albergam uma multidão de alunos que tudo fazem para não ir às aulas e, quando vão, tentam boicotá-las. Já os professores estão sobrecarregados com burocracia.

“Esta gente passa mais tempo a preencher formulários patetas do que preparar aulas ou a ensinar”, descreve à Renascença Maria Filomena Mónica, considerando ainda que o Ministério da Educação quer controlar de “forma obsessiva” aquilo que se faz na escola.

A autora critica o alargamento do ensino obrigatório, considera que os cursos profissionais não dão emprego e que os professores estão a ser mal tratados pelo poder.

O livro é apresentado esta quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.