Caudal do rio Douro está a descer

11 fev, 2014 • Olímpia Mairos

Proteção Civil mantém-se em alerta amarelo devido à chuva que tem caído, mas prevê a estabilização das águas.  

O caudal do rio Douro desceu cerca de um metro abaixo do cais da Régua e a situação tende à estabilização. A Proteção Civil mantém-se alerta devido à chuva que tem caído.

“Os conhecimentos que vamos adquirindo ao longo destes anos, permitem-nos dizer que, nas próximas três a quatro horas, a situação deve manter-se nos níveis actuais”, refere à Renascença Manuel Saraiva, responsável pela Protecção Civil Municipal de Peso da Régua.

O caudal do Douro galgou o cais fluvial, já na quinta-feira, e inundou dois estabelecimentos comerciais ali instalados, uma loja de artesanato e um bar, uma situação considerada normal, uma vez que os equipamentos estão construídos em leito considerado de cheia.

A Protecção Civil está em alerta amarelo e a monitorizar o rio, mas não prevê para as próximas horas riscos para as populações.

“Para qualquer problema que possa acontecer na zona ribeirinha, que obrigará ao corte da avenida do Douro, estamos a falar de uma diferença de caudal de cerca de quatro metros”, refere Manuel Saraiva, salientando que ainda há “uma grande margem de manobra para salvar bens e pessoas”.