Emissão Renascença | Ouvir Online

“Não consigo criticar nada em Portugal. Volto em Abril”, diz jornalista da CNN

04 fev, 2014 • Catarina Marques Rodrigues

Lisboa foi eleita recentemente como uma das cidades mais “cool” da Europa. A Renascença conversou com a jornalista responsável por esta distinção, que se desdobrou em elogios à capital, mas não só.

“Não consigo criticar nada em Portugal. Volto em Abril”, diz jornalista da CNN
Fiona Dunlop é uma visitante assídua de terras lusitanas. A jornalista da CNN contou à Renascença que a ideia de fazer uma peça sobre Lisboa partiu do seu editor, ao saber que a cidade tinha sido distinguida em Outubro do ano passado como a melhor cidade para citybreaks – uma espécie de mini-férias.

Fiona Dunlop já tinha estado em Portugal no Verão passado. Elogiou as “vistas fantásticas”, a arquitectura que combina o estilo oitocentista com um cunho vintage, e o peixe também mereceu a sua aprovação. Além da capital, a jornalista elogia o Alentejo e o Algarve, destino muito procurado pelos conterrâneos britânicos.

“Lisboa tem muitos aspectos particulares. Tem umas vistas fantásticas. Olhamos para o rio e parece que estamos a ver o resto do mundo. Não nos sentimos presos na cidade. A arquitectura tem um estilo antigo e elegante, ao estilo do século XVIII, na zona da Baixa. Dá-lhe um ar vintage, mas moderno”, começa por dizer à Renascença.

Mas, acrescenta Fiona Dunlop, “o que é fantástico mesmo é o peixe, é muito bom, muito fresco”. “Em Portugal têm um treinador muito famoso, o Mourinho. As pessoas estão sempre a par do que ele diz. À parte disso, o que conhecemos é o Algarve. É onde os ingleses vão nas férias. Resumindo, Lisboa é uma cidade cheia de estilo, e é por isso que é a cidade mais cool”, resume Fiona Dunlop.

Além da beleza da capital, a jornalista da CNN realçou o optimismo dos portugueses. “Vocês estão a atravessar grandes dificuldades económicas neste momento. Estive aí no Verão passado e fiquei surpreendida, estava à espera que estivessem deprimidos, mas não senti nada disso”, revelou.

“Sinto que estão a lutar e a passar por tempos difíceis, mas parecem muito positivos. Não consigo criticar nada em Portugal”, sublinha.

Aliás, revela Fiona Dunlop, “estamos a falar e eu estou neste momento a planear uma viagem, desta vez para o Porto, Ponte de Lima, a uma quinta de produção de vinho, para visita de turistas. Acho que é uma ideia muito interessante para as pessoas verem a produção de vinho e ficarem num destes sítios”. “Essa viagem será provavelmente em Abril.”