Emissão Renascença | Ouvir Online

Ondas gigantes arrastam carros e provocam feridos na Foz do Porto

06 jan, 2014

Toda a linha costeira entre Viana do Castelo e Lisboa estão sob aviso vermelho, devido a previsões de ondas que podem atingir sete a nove metros.

Ondas gigantes arrastam carros e provocam feridos na Foz do Porto
Duas ondas de grandes dimensões arrastaram vários carros e provocaram três feridos ligeiros na zona da Foz do Douro, no Porto. As vítimas, que apresentavam escoriações e sinais de hipotermia, foram transportadas para o hospital de Santo António.O acidente ocorreu perto das 16h00, no cruzamento das ruas da Esplanada do Castelo com D. Carlos I, junto ao Castelo de S. João da Foz, perto praia do Ourigo.
Duas ondas de grandes dimensões arrastaram vários carros e provocaram três feridos ligeiros na zona da Foz do Douro, no Porto.

Fonte do Comando Metropolitano da PSP do Porto confirmou à Renascença a existência de feridos, acrescentando que foi accionado o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

As vítimas, que apresentavam escoriações e sinais de hipotermia, foram transportadas para o hospital de Santo António.

O acidente ocorreu perto das 16h00, no cruzamento das ruas da Esplanada do Castelo com D. Carlos I, junto ao Castelo de S. João da Foz, perto praia do Ourigo. 

A PSP e a Polícia Municipal já delimitaram um perímetro de segurança na zona. A Marginal da Foz do Douro e a Av. do Brasil vão ficar interditas pelo menos até às 10h00 de terça-feira.  

Ondas podem repetir-se ao longo da noite
As ondas e a subida da maré do rio Douro, esta tarde, no Porto, puseram em perigo várias pessoas, incluindo turistas que se encontravam no topo de um autocarro panorâmico de visita à cidade, que foi prontamente rebocado.

"Tendo em conta as condições meteorológicas, é natural que este tipo de ondas possa galgar a nossa costa", referiu o comandante da capitania do Douro, Raul Risso, advertindo que "pode voltar a acontecer", até porque "a praia mar é por volta das sete da tarde".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a linha costeira dos distritos de Viana do Castelo até Lisboa sob aviso vermelho, devido a previsões de ondas que podem atingir sete a nove metros. 


[notícia actualizada às 20h30]