Emissão Renascença | Ouvir Online

Electricidade

Pediu para mudar de contador? Pode ser multado se não estiver em casa

13 nov, 2013

Multas também visam as empresas que falharem cumprimento de horários. Saiba quando é que as novas regras entram em vigor.

Imagine que pediu para mudar de contador. Liga à empresa de electricidade que lhe fornece o serviço e combina um horário - a partir de Janeiro, pode ter um intervalo até duas horas e meia (entre as 16h30 e as 19h00, por exemplo). Se não estiver em casa no período acordado, pode ter de pagar uma multa de 20 euros caso o técnico se desloque ao seu domicílio e não consiga falar com ninguém.

A medida, que se aplica nas situações que requerem a deslocação à residência dos clientes, entra em vigor no início do próximo ano e também funciona em sentido inverso. Ou seja, se a empresa falhar o cumprimento do horário, o cliente tem direito a indemnização de 20 euros.

O regulamento da qualidade de serviço do sector eléctrico (RQS), que estabelece as novas regras, foi aprovado esta quarta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Os novos procedimentos têm mais implicações: os comercializadores vão ser obrigados a ter atendimento escrito, telefónico "ou equivalente que garanta resposta imediata". Por outro lado, os pedidos de informação tem de ser respondidos em menos de 15 dias. 

Quanto às reclamações, o prazo de resposta e o valor de compensação podem ser acordados contratualmente com o cliente.