Emissão Renascença | Ouvir Online

RTP vai para a frente com entrevista a Passos Coelho

06 set, 2013

Presidente da Comissão Nacional de Eleições considera que não estão garantidas as condições de igualdade em período de campanha eleitoral para as autárquicas e suspendeu o programa.

Apesar da decisão da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de suspender a entrevista da RTP ao primeiro-ministro até depois das eleições autárquicas, a estação pública não suspendeu o programa "O País Pergunta”, que vai entrevistar Passos Coelho na próxima terça-feira.

A CNE deu razão às queixas apresentadas pelo Partido Socialista e Partido Comunista, considerando que a igualdade entre líderes partidários não é respeitada e por isso não autoriza a entrevista ao chefe do Governo.

O director de Informação da RTP, Paulo Ferreira, já fez saber que vai contestar juridicamente o parecer da CNE segundo o qual um programa de entrevistas com responsáveis políticos, com o formato em causa, só pode ter lugar fora dos períodos de campanha eleitoral.

O presidente da CNE, Fernando Costa Soares, considera que, de facto, não estão garantidas as condições de igualdade.

Ouvido pela Renascença, o presidente da comissão diz que não está em causa a entrevista ser ao primeiro-ministro. Quanto à rapidez da decisão, que está  causar estranheza à RTP, Fernando Costa Soares diz que, nestes casos, se não houver rapidez, a medida perde actualidade.