Portugal com melhor pontuação de sempre nas Olimpíadas de Matemática

27 jul, 2013

Desde 1989, Portugal já conquistou três medalhas de ouro, duas de prata, 20 de bronze e 21 menções honrosas.

A participação portuguesa na 54ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática, a decorrer na Colômbia até domingo, foi a melhor de sempre, tendo alcançado o 36.º lugar na classificação por países (num total de 97).

Miguel Moreira, aluno do 11º ano na Escola Secundária Rainha D. Amélia, em Lisboa, arrecadou a medalha de ouro, enquanto outros quatro elementos da equipa (Miguel Santos, Francisco Andrade, Luís Duarte e David Martins) conquistaram medalhas de bronze.

Nuno Santos, um dos mais jovens do grupo, foi distinguido com uma menção honrosa, revela a nota enviada às redacções pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

"A evolução positiva dos resultados nacionais nos últimos anos, nesta e noutras competições, fica também patente na pontuação agora conquistada por Portugal [111 pontos], que bateu o recorde dos 99 pontos obtidos em 2009", sublinha a SPM.

Em competição estiveram 528 participantes.

Portugal participou pela primeira vez nas Olimpíadas Internacionais de Matemática em 1989 e, desde então, conquistou três medalhas de ouro, duas de prata, 20 de bronze e 21 menções honrosas.