Emissão Renascença | Ouvir Online

Novas regras podem causar "perigosas subidas" do preço do pão

28 jun, 2013

Em causa estão mudanças no transporte de mercadorias. O slogan usado nas carrinhas vai ter de ser alterado de "pão quente" para "pão morno" ou "pão frio". 

As novas regras de transporte de mercadorias, que entram em vigor na próxima segunda-feira, podem causar "perigosas subidas" do preço do pão. O alerta é do presidente da Associação do Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

"Estamos a ser pressionados para perigosas subidas do [preço do] pão. Não se esqueçam que por muito pouco fizeram-se grande revoluções. Quando as mães deixam de ter os parcos cêntimos para comprar o pão para os seus filhos as coisas começam a complicar-se", advertiu José Francisco, admitindo que os custos necessários para cumprir as novas obrigações vão ter consequências para o consumidor e pedindo "cautela".

"Se vamos alterar a lei, vamos melhorá-la, não vamos fechar as portas às microempresas", apelou o responsável da ACIP, usando a ironia para criticar a carga burocrática necessária antes de cada entrega: o 'slogan' usado nas carrinhas vai ter de ser alterado de "pão quente" para "pão morno" ou "pão frio".

"A partir de segunda-feira, ou arrancamos ilegalmente ou vai ser o caos", acrescentou António Dias, da Associação dos Transitários de Portugal (APAT).

Os representantes das associações questionaram como vão cumprir as obrigações sem estar ainda disponível o número de telefone para comunicar com a Autoridade Tributária e obter o código necessário para iniciar o transporte e lembraram que a Internet ainda não está disponível em todas as zonas do país e que o Portal das Finanças está muitas vezes indisponível.

A ACIP é uma das nove associações que integram uma plataforma que apelou, esta sexta-feira, à suspensão desta legislação, por trazer custos acrescidos para os operadores e provocar atrasos no abastecimento de diversos bens.