Emissão Renascença | Ouvir Online

Mondim de Basto promove horta solidária e pedagógica

26 jun, 2013 • Olímpia Mairos

A iniciativa quer ajudar as famílias e incutir nos mais jovens o gosto pela agricultura. 

A Câmara de Mondim de Basto vai criar uma horta comunitária e pedagógica com 20 talhões, para ajudar as famílias que não possuem terrenos a encontrar um complemento ao orçamento familiar e incutir nos mais jovens o gosto pela agricultura.

A iniciativa surge na sequência de “vários pedidos feitos à autarquia, por famílias do concelho, manifestando o desejo de um espaço para cultivarem alguns produtos”, refere à Renascença o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira.

O regulamento para a atribuição dos talhões já está aprovado e “podem candidatar-se todos os interessados”.

“Não queremos que esta horta comunitária seja apenas para as famílias mais carenciadas, porque isso poderia constituir um estigma. O nosso objectivo é que todas as pessoas, independentemente da sua situação económica, possam utilizar este espaço”, explica o autarca. 

Humberto Cerqueida ressalva que “na horta comunitária deve ser desenvolvida uma 'agricultura biológica'”.


"Valorizar a componente agrícola junto da população"
No que se refere à componente pedagógica, a Câmara disponibiliza uma parcela de terreno ao Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, para que alunos e professores possam desenvolver actividades relacionadas com a agricultura, o ambiente e a compostagem.

“Queremos valorizar a actividade agrícola junto da população e divulgar a necessidade de as pessoas voltarem novamente à agricultura e poderem, a partir daí, melhorar o seu rendimento familiar”, refere Humberto Cerqueira, salientando que a melhor maneira de o fazer é envolver e integrar a escola nesta missão.

“Serão os próprios alunos a fazer com os familiares essa apologia, essa valorização da agricultura, enquanto actividade importante para o desenvolvimento do concelho e para a qualidade de vida das pessoas”, explica o autarca.

A horta solidária e pedagógica vai custar cerca de 6.800 euros, conta com um apoio de 75% por parte do Programa EDP Solidária 2013 e deve avançar no terreno em Julho.