|

 Confirmados

 Suspeitos

 Recuperados

 Mortes

Cai neve a um mês do Verão

16 mai, 2013

Temperaturas vão baixar ainda mais no Interior e manter-se sem grandes alterações no Litoral, pelo menos até terça-feira.

O Instituto do Mar e da Atmosfera colocou seis distritos do Norte, a esmagadora maioria do Interior, sob aviso amarelo devido à queda de neve. A pouco mais de um mês do Verão, há zonas de Portugal a embranquecer.

A neve já começou a cair na Serra da Estrela e obrigou mesmo ao corte das estradas de acesso ao maciço central. "Devido à queda de neve estão encerrados, desde as 20h30, os troços 11, 12 e 13 das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela", disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

Um elemento do Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, explicou que a neve encerrou as vias de ligação Piornos - Torre - Lagoa Comprida.

Na madrugada de sexta-feira, e pelo menos até sábado, as temperaturas vão descer ainda mais e a previsão é de neve em Trás-os-Montes, no Minho e na Serra da Estrela.

"Essa neve vai cair essencialmente nas serras mais elevadas dos distritos do interior, em particular na região da Peneda-Gerês e de Montesinho, em Bragança", explica à Renascença a meteorologista Ângela Lourenço.

"Depois, com menos probabilidade, prevê-se neve na zona de Marão-Montemuro", acrescenta a meteorologista. A queda de neve deve manter-se "ainda para os dias 18 e 19".

Máximas e mínimas
A instabilidade do tempo vai prolongar-se por mais alguns dias em todo o continente. As temperaturas, por exemplo, vão baixar ainda mais no Interior e manter-se sem grandes alterações no Litoral, pelo menos até terça-feira.

"Vamos ter máximas que andarão à volta dos 14/16 graus, sendo que há regiões onde as máximas vão para valores muito mais baixos, nomeadamente nas zonas elevadas", precisa Ângela Lourenço.

Por exemplo, para as Penhas Douradas prevê-se "uma máxima de cinco graus e a temperatura mínima também vai atingir valores entre os zero e os quatro graus nas regiões do Interior, em particular nas zonas mais elevadas".

Quanto às regiões do Litoral, Lisboa vai ter uma temperatura mínima de 11 e uma máxima de 16 até terça, o Porto vai ter uma mínima de 9 e máxima de 14 e Faro vai ter 12 de mínima e máxima de 18.


[notícia actualizada às 21h36, com a situação na Serra da Estrela]