Emissão Renascença | Ouvir Online

Forte sismo nos Açores

30 abr, 2013

“Estava a dormir e acordei com o sismo”. Não há danos humanos ou materiais nas ilhas de Santa Maria e S. Miguel, as mais afectadas pelo abalo, que já teve 38 réplicas.

Um sismo com magnitude 5.9 na escala de Richter foi sentido, esta terça-feira de manhã, em Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores.

As ilhas de Santa Maria e São Miguel foram as mais afectadas, mas o vice-presidente da Protecção Civil açoriana, Ricardo Barros, afirma à Renascença que não há danos materiais ou humanos a registar nestas ilhas.

Os bombeiros vão agora vistoriar os vários edifícios, de modo a assegurar que não há fissuras graves.

O sismo ocorreu às 7h30 e teve epicentro cerca de 30 quilómetros a norte dos Ilhéus das Formigas, em S. Miguel, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Pouco depois, Ricardo Barros dizia que as autoridades estavam a tentar averiguar os efeitos do abalo, que também foi “sentido na ilha Terceira”.

Após o sismo, várias pessoas ligaram para as autoridades, “porque foi muito forte”.

“Já algum tempo que não era sentido um sismo tão forte”, admite à Renascença Tiago Furtado, um habitante de Ponta Delgada que foi acordado pelo impacto do abalo.

“Estava a dormir e toda a minha família acordou com o sismo. Percebi a dimensão do acontecimento quando comecei a ver que pessoas de diferentes localidades e com uma distância relativa entre elas tinham acordado com o sismo”, descreve.

“Este abalo foi sentido por toda a ilha”, conclui.

O primeiro sismo foi seguido de, pelo menos, 38 réplicas até às 13h16 locais, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


[Notícia actualizada às 16h00, com número de réplicas]