Emissão Renascença | Ouvir Online

Chegou a hora de fazer o IRS. E há novidades

01 mar, 2013 • Paulo Ribeiro Pinto

Já pode entregar a declaração em papel. Se preferir entregar pela Internet, tem de esperar por Abril.

Começa esta sexta-feira a primeira fase para entrega de IRS em papel para os rendimentos de 2012. Para já, é só para pensionistas e trabalhadores por conta de outrem, que podem entregar a declaração até ao final do mês.

Este ano há algumas novidades, a começar por quem já está aposentado. Pela primeira vez, os pensionistas com rendimento mensal acima de 293 euros têm de entregar a declaração de IRS – algo até agora apenas obrigatório para pensões superiores a 428 euros.

Nas deduções, as novidades estão nos montantes mais reduzidos na saúde, na habitação, nos lares, nos seguros de saúde, nas pensões de alimentos, nos PPR e nos donativos. Significa isto que vai haver portugueses a receber menos reembolso e, em alguns casos, pode mesmo levar ao pagamento no momento do acerto de contas.

Além dos limites impostos em cada categoria, os contribuintes estão sujeitos a tectos globais de deduções, consoante o rendimento anual. O último escalão fica sem qualquer benefício. A entrega da declaração do IRS através da Internet começa em Abril.