Emissão Renascença | Ouvir Online

Orçamento europeu

Negociações interrompidas em Bruxelas. Líderes vão dormir sobre as contas

08 fev, 2013 • Daniel Rosário, em Bruxelas

Portugal pode não sair mal do novo bolo orçamental europeu. Especialista da Renascença em assuntos europeus lamenta que negociações estejam a decorrer olhando para os vários interesses nacionais e não no interesse europeu em geral.

Negociações interrompidas em Bruxelas. Líderes vão dormir sobre as contas
Foi de novo interrompido o Conselho Europeu que decorre em Bruxelas para debater e aprovar o orçamento da União Europeia para o período 2014/2020.

O intervalo é agora de duas horas, devendo a reunião ser retomada às 11h00 (mais uma hora na capital belga). Entretanto, os líderes europeus vão aproveitar para ir aos seus hotéis.

À saída, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou, de fugida, aos jornalistas que pensar que vai haver acordo, mas que nada está garantido.

Seguem assim, sem fim à vista, as negociações sobre as contas europeias, onde, de acordo com a última proposta em cima da mesa, o chamado mecanismo Interligar a Europa, é uma das principais vítimas. Trata-se do mecanismo através do qual o Governo português pretende financiar a ligação ferroviária a Espanha e que sofre um corte de 40%.

No campo da agricultura, Portugal poderá vir a receber um cheque de 500 milhões de euros para o desenvolvimento rural.

A reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia tem sido marcada por atrasos e interrupções. Esteve primeiro marcada para as 15h00 de quinta-feira, só arrancou às 20h30 e foi suspensa à meia-noite e meia, para ser retomada esta manhã, às 5h30 (mais uma em Bruxelas).