Emissão Renascença | Ouvir Online

Novos escalões do IRS

Rendimentos mais baixos são os mais penalizados

13 out, 2012

As simulações para a Renascença foram feitas pela consultora PwC Portugal.

Rendimentos mais baixos são os mais penalizados

Os contribuintes com os rendimentos mais baixos são os mais penalizados com os novos escalões do IRS inscritos na versão preliminar do Orçamento do Estado.

As simulações para a Renascença foram feitas pela consultora PwC Portugal. As contas demonstram que o agravamento nos escalões mais baixos de rendimento são tanto para o sector privado como público.

No sector privado, veja-se o caso de um casal com dois filhos: se o seu rendimento anual bruto for de 28 mil euros, a factura de IRS para o ano sobre para mais do dobro. Já se os rendimentos forem de 70 mil euros, o agravamento é pouco mais de 25%.

No caso dos funcionários públicos, repete-se a situação: quem menos ganha é quem vê aumentar mais a factura de IRS entre 2012 e 2013. No caso dos solteiros, o agravamento é ainda maior, mesmo nos casos em que há descendentes a cargo: um pai ou uma mãe solteiros que tenham rendimentos brutos anuais de 19.500 euros vê o seu IRS agravado para o ano em 184%.

Quem vê também a sua situação contributiva agravada são os reformados com pensões mais altas: quem receba mais 1500 euros perde mais do que os subsídios de Natal e de férias que lhe foram retirados este ano.

Veja aqui as simulações para a Renascença foram feitas pela consultora PwC Portugal.

[link actualizado às 20h55]