Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo já começou a reestruturar a dívida, diz José Reis

03 out, 2012

“Quando um contrato é mau, assenta em bases iníquas e tem resultados contraproducentes, esse contrato tem de ser renegociado”, diz o economista em relação ao memorando.

O economista José Reis considera que o Governo já começou a restruturação da dívida.

José Reis apresentou hoje em conferência de imprensa o projecto de declaração política do Congresso Democrático das Alternativas, que defende precisamente essa reestruturação, mas menos “frouxa”.

Para o economista, o Governo deu hoje o primeiro passo: “O processo que se baseia em ir ao mercado negociar com credores, através das transacções que se efectuam, e propor que os prazos se alterem e portanto que as condições da dívida se alterem, isso é uma restruturação. É uma restruturação frouxa, para o que precisamos. Provavelmente o Governo não o designa assim, mas não tenho dúvidas, enquanto economista, em designá-lo desse modo”.

José Reis é um dos organizadores do congresso das “esquerdas” que, no projecto de declaração, defende que as medidas de austeridade são um problema grave e não uma solução.

O memorando assinado com a “troika” deve, por isso, ser renegociado: “Quando um contrato é mau, assenta em bases iníquas e tem resultados contraproducentes, esse contrato tem de ser renegociado. Denunciar o memorando é por isso renegociar as condições sufocantes em que a economia e a sociedade portuguesa estão hoje”.

À procura de alternativas à austeridade, o congresso das esquerdas realiza-se no próximo dia 5 de Outubro.