Emissão Renascença | Ouvir Online

Autarquias devem mais quatro mil milhões de euros que o previsto

19 mar, 2012 • Susana Martins

Ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, diz que o valor total ascende a 12 mil milhões de euros.

Autarquias devem mais quatro mil milhões de euros que o previsto

Afinal, a dívida total das autarquias será de 12 mil milhões de euros. O montante foi anunciado pelo ministro Miguel Relvas. O montante ultrapassa em muito – oito mil milhões – a estimativa inicial feita pelo Governo.

"A dívida dos municípios e empresas municipais, na totalidade, andará nos 12 mil milhões de euros. A dívida de curto prazo dos municípios, que está a ser apurada, nunca será inferior a três mil milhões", disse.

O ministro acrescenta que "estamos a falar de números muito elevados, muito elevados mesmo, mais elevado do que aquilo que desejava".

Miguel Relvas divulgou a o montante de 12 mil milhões numa palestra sobre governação autárquica, que decorreu na Universidade Técnica de Lisboa. À entrada,  já tinha dito que espera concluir, até ao fim da semana, a avaliação das dívidas das autarquias.

"Prevemos que, ao longo do dia de hoje, cheguem todas as propostas e o trabalho tem que ser feito até ao fim desta semana. Fazer uma avaliação da totalidade das dívidas de curto prazo, de médio e longo prazo para que possamos desenhar soluções para esses municípios mas, acima de tudo, para que situações como esta não voltem a acontecer", acrescenta o ministro.

O Governo tinha dado até 15 de Março para as autarquias divulgarem as dívidas.