Emissão Renascença | Ouvir Online

Ganha mais de 675€ mês? Vai pagar mais IRS

14 fev, 2012 • Paulo Ribeiro Pinto

Novas tabelas que vão ser aplicadas ao salário de Fevereiro penalizam a generalidade dos contribuintes, sobretudo os de rendimento mais elevado.

Ganha mais de 675€ mês? Vai pagar mais IRS
Quem ganha mais de 675 euros brutos por mês vai pagar mais IRS este mês. As novas tabelas de retenção na fonte já estão em vigor e penalizam a generalidade dos contribuintes.

Os cortes começam nos 675 euros, em que há um aumento da retenção em meio ponto percentual comparando com Janeiro, mas a partir daqui é sempre a subir de forma gradual: numa escala de meio por cento até chegar aos 2% nos escalões mais elevados.

As tabelas de IRS deste ano penalizam duplamente os contribuintes, uma vez que além do aumento da taxa não houve actualização face à inflação prevista para este ano.

Para os contribuintes a quem foi suspenso o subsídio de férias e de Natal há tabelas próprias de forma a impedir que sejam novamente penalizados ao nível do IRS, tal como já aconteceu com os salários de Janeiro, mês em que foram utilizadas as tabelas de retenção de 2011. As novas tabelas serão assim adaptadas ao facto de estes contribuintes apenas receberem 12 salários e não 14 como os demais trabalhadores dependentes.


Exemplos:
- Um agregado com dois titulares e dois filhos a cargo, com um valor bruto mensal de 2.096 euros, vai descontar mais 20 euros do que no ano passado.

- Um contribuinte solteiro, com um dependente e um salário bruto de 700 euros, por exemplo, foi sujeito a uma taxa de retenção na fonte em Janeiro de 3%. Em Fevereiro, essa taxa já será de 4%. Na prática, em vez de lhe ser retirado 21 euros, ficará sem 28 euros.

- Se o mesmo contribuinte tivesse um salário bruto de 5.500 euros passaria de uma taxa de retenção na fonte de 29% para uma retenção de 30%. Ou seja, em vez de descontar 1.595 euros, descontaria 1.650 euros.

- No caso de um reformado solteiro com uma pensão de 1.300 euros em termos brutos, em Janeiro o desconto para IRS foi de 10% ou 130 euros e este mês terá um desconto de 11% ou 143 euros.