Emissão Renascença | Ouvir Online

Jerónimo Martins vende mais 13,2% do que em 2010

10 jan, 2012

Os números preliminares hoje conhecidos confirmam o peso da Polónia na operação do Grupo, sendo que 6 em cada 10 euros de vendas vêm da cadeia polaca Biedronka, detida pela empresa.

As vendas do grupo Jerónimo Martins, que detém os supermercados Pingo Doce, cresceram 13,2%, para 9,8 mil milhões de euros, em 2011.

Os negócios fora de Portugal representam 58,8% do total de vendas, uma subida de 3,5% face a 2010, num ano em que a empresa polaca Biedronka subiu a facturação em 20,4% para os 5,8 mil milhões de euros.

A Jerónimo Martins prepare-se, agora, para investir também em países como a Colômbia e a Alemanha e lançar um novo projecto em Portugal, no próximo mês de Maio. Dentro da lista de novos projectos, o grupo tem ainda em vista comprar uma posição numa empresa alemã de produtos de consumo.

Na última semana o grupo foi alvo de críticas por transferir a sede social da empresa da família de Alexandre Soares dos Santos para a Holanda. Numa tentativa de se defender a empresa respondeu distribuindo um panfleto aos clientes do Pingo Doce esclarecendo os assuntos que geraram a polémica.