Emissão Renascença | Ouvir Online

Zona Euro

FMI prepara 600 mil milhões para resgatar Itália. Pelo sim, pelo não

27 nov, 2011

A economia italiana, terceira maior da Zona Euro, é considerada “too big to fail”, ou seja, a União Europeia não pode em caso algum deixá-la ruir.

FMI prepara 600 mil milhões para resgatar Itália. Pelo sim, pelo não
Caiu a ficha para Mário Monti. O Fundo Monetário Internacional (FMI) está a preparar um gigante pacote de ajuda financeira de 600 mil milhões de euros a Itália.

De acordo com a manchete do jornal "La Stampa"que hoje acordou Itália, a Directora-geral do Fundo Monetário, Christine Lagarde, estará disposta a dar 18 meses ao novo Governo liderado por Mário Monti para que ponha em prática as reformas esperadas.

Nesse sentido, o FMI está a preparar um pacote de 600 mil milhões para dar uma almofada de liquidez ao país para o proteger da pressão especulativa dos mercados, com um juro de 4 a 5%.

Por trás desta acção está a intenção de evitar que a Itália, a terceira maior economia da Zona Euro, caia com os restantes países “mediterrâneos”, alguns já a beneficiar de pacotes de ajuda externa, outras em vias de pedir.

No caso de Espanha, saiu na passada semana a notícia de que o novo Governo de Mariano Rajoy se preparava para pedir ajuda à “troika” do FMI, Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia, mas saiu de imediato um desmentido por parte do Governo.

As reformas já acordadas entre o ex-primeiro-ministro Sílvio Berlusconi, a União Europeia e o BCE terão de ser implementadas durante o próximo ano e meio, para tentar voltar a captar a credibilidade dos investidores internacionais.