Emissão Renascença | Ouvir Online

Bruxelas contesta avaliação da Fitch a Portugal

24 nov, 2011 • Daniel Rosário

Agência informou hoje que reduziu o "rating" português em um nível, para um patamar considerado "lixo".

Bruxelas contesta avaliação da Fitch a Portugal
euro, europa
A Comissão Europeia contesta o corte de "rating" a Portugal e critica, ainda que apenas de forma indirecta, a decisão da Fitch de baixar a avaliação da dívida portuguesa numa altura em que o país se encontra sob programa de ajustamento e sob uma apertada vigilância de Bruxelas e do FMI.

Questionado sobre a decisão da agência de “rating” norte-americana, Olivier Bailly, porta-voz da Comissão,escusou-se a comentar este caso em particular, mas adiantou que o executivo comunitário considera-se mais habilitado do que outras entidades para avaliar a situação de outros países da Zona Euro que recorreram à ajuda, como Portugal, mas também a Grécia e a Irlanda.

“Acreditamos que temos mais informação, mais dados das autoridades portuguesas, mas também da Irlanda e da Grécia, e que estamos mais bem posicionados do que qualquer outra instituição para analisar a situação", começou por dizer Olivier Bailly.

"Por isso, não queremos comentar esta medida particular, mas lembrem-se que estamos no terreno, trabalhamos com as autoridades portuguesas e conhecemos bem a situação", acrescentou.

Olivier Bailly lembrou ainda que a avaliação feita por Bruxelas noutras ocasiões é de que a implementação das medidas de austeridade e das reformas estruturais está a ser cumprida pelo Governo português e deverá ter um efeito positivo sobre o comportamento da economia.

O mesmo porta-voz recordou que ainda na semana passada a Comissão apresentou um conjunto de propostas para obrigar as agências de “rating” a uma maior transparência e uniformidade de critérios na hora de avaliar países nesta situação.

Uma das propostas visava precisamente proibir a divulgação deste tipo de avaliações para os países que estejam a implementar programas de ajustamento, mas a ideia não vingou no seio do próprio colégio de comissários.