Emissão Renascença | Ouvir Online

Maiores grupos de rádio contra privatização de um canal da RTP

27 out, 2011

“São condições que vão levar, seguramente, a um estilhaçamento do mercado e dos preços", adverte Ramos Pinheiro, do Grupo r/com.

Maiores grupos de rádio contra privatização de um canal da RTP
Os operadores de rádio estão preocupados com as consequências da privatização de um dos canais da RTP para o mercado publicitários. Durante a conferência "Media do Futuro", José Luisa Ramos Pinheiro, gerente do grupo R/com, afirmou que a medida pode levar a um "estilhaçamento" do mercado. Já o administrador da Media Capital Rádios, Luis Graça, fala numa situação "dramática" para os vários operadores de meios de comunicação.

Os dois maiores grupos de rádio portugueses estão contra a privatização de um canal de televisão da RTP.

José Luís Ramos Pinheiro, gerente do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia, considera que a abertura de mais um canal de televisão privado será muito prejudicial ao sector.

“São condições que vão levar, seguramente, a um estilhaçamento do mercado e dos preços. Dificilmente, a imprensa terá capacidade para descer muito mais nos preços e a rádio também não”, afirmou José Luís Ramos Pinheiro na conferência “Media do Futuro”, organizada pelo “Expresso” e pela SIC, e que decorreu em Lisboa.

Luís Cabral, administrador da Media Capital Rádios, classifica o processo de privatização da RTP como desastroso.

“É dramático para as televisões, para a rádio, para a imprensa, para o “outdoor”, para todos os meios, porque no dia em que isto acontecer e que houver um incremento da oferta de 40% do espaço publicitário, a primeira coisa que coisa que as televisões vão fazer é ligar os aspiradores e quando ligarem os aspiradores secam os mercados dos outros”, adverte Luís Cabral.

À margem desta conferência, o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, garantiu que as rádios públicas estão foram do plano de privatizações.

O governante afirmou, por outro lado, que o modelo de alienação de um dos canais do grupo RTP ainda não está definido.