Emissão Renascença | Ouvir Online

Desde início de 2011 que não havia tão poucos desempregados em Portugal

05 ago, 2015 • Sandra Afonso

Dados do INE. Taxa de desemprego no segundo trimestre caiu para 11,9%, São cerca de 620 mil as pessoas sem trabalho.

Desde início de 2011 que não havia tão poucos desempregados em Portugal
A taxa de desemprego no segundo trimestre caiu para 11,9%, o valor mais baixo dos últimos quatro anos e meio.

Os dados são avançados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e referem-se ao segundo trimestre, entre Abril e Junho.

No final do primeiro semestre, a estimativa é de que estavam desempregados no país cerca de 620 mil pessoas, menos 13% do que nos três meses anteriores. Em comparação com igual período do ano anterior, a descida é de quase 15%.

Também há mais pessoas empregadas: ultrapassam os 4.580 milhões, mais 2,3% do que no trimestre anterior e mais 1,5% do que no período homólogo.

Estes dados trimestrais confirmam a tendência de descida do desemprego, que já era visível na taxa mensal, depois de corrigida. A última correcção foi conhecida há poucos dias, quando o INE fez a maior revisão de sempre e colocou a taxa de desemprego de maio em 12,4%.

A questão até já tinha sido alvo de polémica política, com Passos Coelho a queixar-se das revisões do INE e a pedir explicações, em Abril de 2015.

O INE avançou entretanto justificações técnicas e vai alterar procedimentos, com os trabalhadores falam em aproveitamento político da questão.