Português assume liderança de gigante da banca mundial

04 ago, 2015

António Simões já era líder da divisão britânica do HSBC Bank e agora sucede Alan Keir, que vai deixar o cargo de presidente-executivo.

Português assume liderança de gigante da banca mundial
DR

Há mais um português à frente de um gigante da banca internacional, neste caso o maior banco da Europa. Chama-se António Simões e vai assumir a presidência do britânico HSBC Bank, a partir de 1 Setembro.

António Simões já era líder da divisão britânica do banco e agora sucede Alan Keir, que vai deixar o cargo de presidente-executivo do HSBC Bank a partir de 30 de Setembro, aposentando-se após uma carreira de 34 anos.

António Simões, de 40 anos, tem um currículo de grande sucesso. É mesmo um dos portugueses de maior prestígio mundial. Já tinha passado pela McKinsey e pela Goldman Sachs, para em 2007 ser contratado pelo HSBC.

Numa entrevista recente disse que costuma definir-se como um "português gay, baixinho e careca".

Em Novembro de 2013, foi promovido a presidente do banco HSBC no Reino Unido, liderando 50 mil pessoas e gerindo quatro mil milhões de dólares anuais de lucros (cerca de 3,6 mil milhões de euros).

O HSBC esteve há pouco tempo debaixo dos holofotes depois de ter sido descoberto que a filial suíça ajudou milhares de clientes, incluindo alguns portugueses, a ocultar milhares de milhões de euros em offshores.

O outro português que está num lugar de topo no sector financeiro é Horta Osório, que está à frente do também londrino Lloyds Bank.