Tempo
|

Novo Banco. Proposta do BPI não passou à terceira fase

18 abr, 2015

Começaram por ser 17 candidatos e agora são cinco, informou o Banco de Portugal.

Novo Banco. Proposta do BPI não passou à terceira fase

O BPI informou o mercado de que a proposta que fez para a compra do Novo Banco não foi seleccionada para a terceira fase.

"Por solicitação da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informa-se que o Banco de Portugal notificou o banco BPI de que a sua proposta não foi seleccionada para a terceira fase do procedimento de alienação do Novo Banco", refere a entidade liderada por Fernando Ulrich em nota enviada à CMVM.

A segunda fase do processo de venda do Novo Banco terminou na sexta-feira, tendo sido seleccionadas cinco das sete entidades que estavam na corrida para apresentarem propostas vinculativas até ao final de Junho, anunciou o BdP.

"O Banco de Portugal convidará as entidades seleccionadas a apresentarem, até ao final de Junho de 2015, propostas vinculativas para aquisição do Novo Banco", lê-se em comunicado do supervisor, que não identifica as instituições em causa.

Das 17 instituições que participaram na primeira fase e das 15 que foram avalizadas pelo supervisor para passar à segunda fase, apenas sete formalizaram esse interesse, tendo agora o lote de potenciais compradores do Novo Banco baixado para cinco.

A 3 de Agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.