Emissão Renascença | Ouvir Online

Quem tem a culpa no BES? Salgado, Governo e reguladores, diz oposição

26 mar, 2015 • Susana Madureira Martins

No dia seguinte à conclusão das audições na comissão de inquérito, PS, PCP e Bloco avançam as primeiras conclusões. Relatório final estará pronto a 29 de Abril.

Quem tem a culpa no BES? Salgado, Governo e reguladores, diz oposição

Um dia depois do fim das audições na comissão de inquérito ao BES, a oposição já tem conclusões. Pelo menos sobre os responsáveis pela derrocada do império financeiro: PS, PCP e Bloco de Esquerda são unânimes em atribuir culpas a Ricardo Salgado, ao Banco de Portugal e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para o socialista Pedro Nuno Santos é óbvio que o Governo também tem a sua quota parte de responsabilidade em todo o processo.

"Ninguém acredita que uma decisão com esta dimensão não seja, pelo menos, uma co-decisão entre o Banco de Portugal e o Governo, desde logo porque os decretos de lei aprovados em conselhos de ministros quase instantâneos, com carácter de urgência, com um prazo sem histórico nesta casa, provam que o Governo, mais do que envolvido ou comprometido, partilhou-a", argumenta o deputado do PS.

Os comunistas partilham a ideia, mas acrescentam que nas audições faltou ouvir a troika (o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional).

Todas estas instituições não estão isentas de culpas, defende o deputado do PCP Miguel Tiago. "A troika não detectou o problema no BES ou não quis detectar", diz.

Já para a bloquista Mariana Mortágua há outro agente político a quem devem ser atribuídas responsabilidades. "Há outros responsáveis como os agentes políticos que a duas semanas da resolução vieram dar o seu aval. Falo do Presidente da República", acusa.

O PSD, pela voz do deputado Carlos Abreu Amorim, considera prematuras as acusações, apelidando-as de "chicana política".

Relatório pronto a 29 de Abril
As conclusões das bancadas da oposição já estão feitas, falta agora o relatório final da comissão de inquérito, que está a cargo do PSD.

O relatório final da comissão estará finalizado a 29 de abril, disse fonte parlamentar à Lusa.

A 16 de Abril será apresentado o relatório preliminar pelo relator, Pedro Saraiva (PSD), e até dia 23 serão apresentadas as propostas de alteração dos partidos, acrescentou a mesma fonte.