Emissão Renascença | Ouvir Online

Receita fiscal continua a superar previsões

24 out, 2014

Cofres do Estado arrecadam mais de 27 mil milhões de euros em impostos até Setembro.

A receita fiscal deste ano continua a aumentar e volta a ultrapassar as previsões. Segundo a síntese de execução orçamental divulgada pelo Ministério das Finanças, a receita fiscal em Setembro estava praticamente nos 27 mil e 600 milhões de euros, o que representa um aumento de mil e 900 milhões na comparação com igual período de 2013.

O aumento da receita fiscal este ano já tinha levado a uma revisão em alta no segundo orçamento rectificativo, aprovado em Setembro. Mas as contas agora divulgadas, mostram que também já foi ultrapassado o objectivo de crescimento previsto nessa revisão.

O Governo atribui o aumento da receita fiscal – que atinge os 7,3% - à recuperação da actividade económica e à crescente eficácia das medidas de combate à fraude e evasão fiscais.

Os impostos directos aumentaram 8,5% até ao terceiro trimestre, impulsionados pelo Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), uma vez que as receitas do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRC) caíram.

Ainda de acordo com o comunicado das Finanças, o saldo orçamental das administrações públicas melhorou em relação a 2013 e a despesa primária diminuiu.