Emissão Renascença | Ouvir Online

CMVM suspende negociação das acções do BES

31 jul, 2014

A suspensão é para vigorar, pelo menos, até às 10h00. Até ao momento as acções ainda não voltaram a negociar.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu suspender a negociação de acções do Banco Espírito Santo.

"O Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários deliberou a suspensão da negociação das acções do Banco Espírito Santo, S.A., até às 10h00 da sessão de 31 de Julho de 2014, de modo a permitir aos investidores a análise dos comunicados divulgados ao mercado sobre a sociedade emitente", lê-se no comunicado da CMVM.

A decisão foi tomada depois do banco ter anunciado um prejuízo de 3.577,3 milhões de euros, no primeiro semestre do ano. Os prejuízos históricos anunciados esta quarta-feira à noite são os piores alguma vez registados por um banco português.

"Factores de natureza excepcional ocorridos durante o corrente exercício determinaram a contabilização de prejuízos, de imparidades e de contingências que se reflectiram num prejuízo de 3.577,3 milhões de euros (-3488,1M€ no 2º trimestre)", diz o relatório, divulgado no "site" da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O número fica acima das estimativas mais pessimistas e da "almofada" financeira de 2,1 mil milhões de euros criada para acomodar a exposição ao Grupo Espírito Santo (GES).

[notícia actualizada às 10h08]