Emissão Renascença | Ouvir Online

Vítor Bento diz ter como missão "reconquistar a confiança dos mercados"

15 jul, 2014

O novo presidente executivo do BES quer "novo capítulo" no banco, uma instituição "capitalizada" e "assente na economia real".

Vítor Bento diz ter como missão "reconquistar a confiança dos mercados"

O novo presidente da comissão executiva do BES afirmou esta terça-feira que a prioridade no banco é "reconquistar a confiança dos mercados" e pôr fim à "especulação". O BES é uma instituição "capitalizada" e "assente na economia real", garante Vítor Bento.

“Nesta fase, a minha prioridade no BES consiste em reconquistar a confiança dos mercados, redobrar os nossos esforços no sentido de nos aproximar das nossas equipas, clientes, investidores e reguladores, pondo fim à especulação e abrindo caminho a um novo capítulo no banco. E continuando a fazer aquilo que melhor sabemos, a excelência no serviço aos clientes", diz a mensagem aos colaboradores, publicada no "site" do Banco Espírito Santo (em PDF).

“Dirijo-me hoje a todos os colaboradores do BES naquele que é o meu segundo dia neste desafio. Quero começar por manifestar o orgulho que sinto por me ter sido confiada esta missão. O BES é uma instituição com um passado histórico, um pilar da nossa economia, das nossas empresas e dos portugueses em geral – irá continuar a sê-lo”,

economista e conselheiro de Estado diz ser “um motivo de orgulho” liderar uma “equipa de gestão forte e empenhada”, com José Honório e João Moreira Rato. Ambos são “um trunfo para o BES”, numa altura em que se escreve “um novo capítulo para o banco”.

Aos trabalhadores, Bento diz que “não vai ser possível responder hoje a todas as questões” sobre o que as notícias das últimas semanas podem representar para o banco e para a vida profissional de quem trabalha no BES.

“Mas posso dizer-vos que o BES é uma instituição que está capitalizada, está assente na economia real e é líder na satisfação ao cliente a nível europeu – e que todos vós são parte integrante desta referência”, aponta.

“A equipa já está a trabalhar. Vamos comunicar os progressos de forma regular, mantendo-vos ao corrente da nossa actividade. Ainda temos pela frente obstáculos e desafios que em conjunto, estou certo, iremos ultrapassar”, diz o texto.

Vítor Bento. O homem que sonhou ser ministro das Finanças e recusou o cargo