10 jul, 2014 • Ana Carrilho
As empresas e sobretudo as pequenas e médias empresas nem sempre usam o Facebook de forma correcta e eficaz, defende Virgínia Coutinho, autora do novo livro "The Social Book".
A rede social tem mais de 1300 milhões de utilizadores em todo o mundo, cinco milhões dos quais em Portugal. "É, portanto, uma ferramenta apetecível para todas empresas, desde o dentista à manicure ou ao artesão e às grandes empresas", diz Virgínia Coutinho à Renascença.
A gestora de redes sociais e formadora de Facebook constatou nas suas formações que as empresas cometiam erros básicos e decidiu escrever um manual.
As empresas criam páginas, partilham conteúdos, mas nem sempre fazem uma boa gestão das respostas a dar aos utilizadores e potenciais clientes.
"A maior parte das empresas criam uma presença e gerem a página de forma muito amadora, não conseguindo, assim, aproveitar todas as potencialidades da plataforma e gerar retorno", diz a especialista.
Virgínia Coutinho deixa alguns conselhos. Antes de criar a página, é preciso delinear uma estratégia de comunicação na qual o Facebook é apenas uma ferramenta. Depois, deve-se criar uma página com bons conteúdos e analisar regularmente o seu desempenho.
Menos é mais
É muito importante conhecer a plataforma em profundidade, diz a gestora de redes sociais. E ter alguns cuidados: mais publicações não garantem maior número de seguidores e sucesso, exemplifica.
"O excesso de publicações é a razão número um para as pessoas deixarem de seguir uma página. Temos que ir testando. Se colocarmos, por exemplo, dez fotografias seguidas em poucos minutos, o utilizador chega ao seu ‘feed’ de notícias e só vê publicações da mesma empresa. Pode não ficar satisfeito e deixar de seguir a página", aponta.
Como o Facebook, "The Social Book" é um livro dinâmico. "Este tipo de documentos e publicações desactualizam-se facilmente porque a plataforma está em constante evolução. E como não quero que o livro possa ficar desactualizado daqui a seis meses, quem o comprar tem acesso a um ‘link’ com a actualização da informação."