Emissão Renascença | Ouvir Online

Governo diz que Portugal está a cumprir limite do défice

23 abr, 2014

Défice foi de 825 milhões de euros, um número que fica 845 milhões abaixo do limite imposto pelo programa de ajustamento.

No primeiro trimestre deste ano o défice ficou quase 850 milhões de euros abaixo da meta imposta pela “troika”.

De acordo com os dados da execução orçamental, o défice provisório, até Março de 2014, foi de 825 milhões de euros, um resultado que, segundo o Governo, representa uma melhoria de cerca de 525 milhões euros face a igual período de 2013.

Para estes números positivos em muito contribuiu a receita fiscal, que nos primeiros três meses do ano ascendeu a quase oito mil e quinhentos milhões de euros, um aumento de 4,5% face aos impostos cobrados em igual período do ano passado, superando o objectivo inscrito no Orçamento do Estado para 2014.

Já quanto à despesa da administração do Estado registou-se um aumento face ao período homólogo de 2%, que o Governo explica com a evolução dos juros e das transferências, nomeadamente para a administração local.

A cair estão as despesas com o pessoal. Diminuíram quase 4% resultante da redução remuneratória estabelecida no Orçamento do Estado para este ano.

[actualizado às 18h30]