Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministra garante esclarecimentos sobre cálculo de pensões até fim do mês

17 abr, 2014 • Susana Madureira Martins

Maria Luís Albuquerque insiste que no próximo ano os pensionistas não vão ficar mais penalizadas e que o trabalho que está a ser feito serve para encontrar uma solução duradoura.

Ministra garante esclarecimentos sobre cálculo de pensões até fim do mês

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, reafirmou esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, que os portugueses vão ser informados ainda este mês sobre a questão da futura fórmula de cálculo das pensões e garantiu que o relatório do grupo de trabalho é apenas um ponto de partida.

Na terça-feira, Maria Luís Albuquerque falou aos jornalistas, mas ainda não tinha lido o relatório técnico sobre a reforma do sistema de pensões. Entretanto, já o leu, e sublinha que se trata de um documento preliminar.

“De facto já tive tempo de ler. Aquilo que eu tinha no meu gabinete é um documento preliminar técnico. Sobre ele haverá o contributo dos especialistas que foram convidados pelo Governo a pronunciar-se sobre esta matéria e daí deverá surgir um documento que servirá de base à discussão e decisão do Governo sobre esta matéria. Mas mesmo a decisão do Governo é uma proposta que o Governo depois levará à discussão com os parceiros sociais”, explicou a ministra.

“Aquilo que se conhecerá até ao final deste mês é a proposta do Governo, que necessita de um trabalho que ainda não está completo.”

A ministra insiste que no próximo ano os pensionistas não vão ficar mais penalizadas e que o trabalho que está a ser feito serve para encontrar uma solução duradoura para a sustentabilidade do sistema de pensões.

O Conselho de Ministros serviu ainda para o Governo aprovar a segunda fase do processo de reprivatização das redes energéticas nacionais (REN).