Emissão Renascença | Ouvir Online

Primeiro-ministro em Maputo para II cimeira luso-moçambicana

26 mar, 2014

Vão ser assinados 16 acordos de cooperação em áreas tão distintas como as pescas e a defesa. Exportações portuguesas para Moçambique quase triplicaram nos últimos quatro anos.

Uma forte comitiva portuguesa, composta por cinco ministros e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, desloca-se esta quarta-feira a Maputo para participar na II cimeira luso-moçambicana.

Os ministros de Estado e de Negócios Estrangeiros, Rui Machete, da Defesa Nacional, Pedro Aguiar-Branco, da Economia, Pires de Lima, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Agricultura, Assunção Cristas, são os ministros que acompanham Passos Coelho.

Na comitiva seguem ainda os secretários de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira.

De acordo com o programa preliminar do encontro bilateral, Portugal e Moçambique vão assinar 16 acordos de cooperação, dos quais se destaca os das áreas de Pesca e Aquacultura, Agricultura, Saúde, Educação, Transportes Marítimos e Portos, Água e Saneamento e Defesa.

Antes de regressar a Portugal, na quinta-feira, o primeiro-ministro vai participar no seminário empresarial “Portugal e Moçambique: impulsionando parcerias para o desenvolvimento sustentável”, no qual está também prevista a presença do chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.

Estão agendados ainda contactos com a comunidade e empresas portuguesas.

A I Cimeira Portugal-Moçambique realizou-se em Novembro de 2011, em Lisboa.

Nos últimos quatro anos, as exportações portuguesas para Moçambique quase triplicaram. A Renascença quis saber porquê e falou com o administrador de uma empresa de vinhos, um empreendedor social e um prospector de mercado que trabalha na ferrovia. A visão portuguesa de Moçambique a três dimensões.