Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministro diz que "todos temos um bocadinho do Ronaldo dentro de nós"

14 jan, 2014

Pires de Lima estabeleceu comparações entre a personalidade do futebolista e a mentalidade do povo português. Quanto à política salarial do Governo, diz que não é contra-senso impor cortes salariais e defender salários mais adequados ao valor dos trabalhadores qualificados.

Ministro diz que "todos temos um bocadinho do Ronaldo dentro de nós"
Num discurso proferido em Lisboa e repleto de elogios à capacidade do país e ao dinamismo dos cidadãos, o ministro da Economia recorreu a Cristiano Ronaldo para sustentar por que motivo considera que 2014 é o ano da retoma económica.

"Todos nós, portugueses, temos um bocadinho do Cristiano Ronaldo dentro de nós e é isso que está a fazer a diferença, neste momento, em Portugal", afirmou Pires de Lima durante a inauguração do Accenture Delivery Center, em Lisboa, um centro de serviços de implementação e manutenção de sistemas que criou 250 novos postos de trabalho.

Na sua intervenção, Pires de Lima enalteceu várias vezes a capacidade que os portugueses têm para ultrapassar as dificuldades, garantindo que este é ano do crescimento, apesar de ainda ser cedo para euforias. "Estamos a iniciar um projecto de crescimento económico. A economia portuguesa está a crescer e vai crescer em 2014", sublinhou.

Durante a inauguração, o ministro volta a dizer que Portugal tem gente qualificada que tem de ter salários adequados ao seu valor. Questionado se este discurso é um contra-senso, tendo em conta os cortes salariais impostos pelo Governo, Pires de Lima diz que o Executivo faz o que tem de ser feito.

O corte nos salários é inevitável, considera o ministro, reafirmando todavia não concordar com uma política de salários baixos. Já se o salário mínimo vai subir no próximo ano, o ministro diz ser possível.