Emissão Renascença | Ouvir Online

Raquel Varela

“Temos 2,5 trabalhadores por cada reformado”

26 out, 2013 • Ana Carrilho

Investigadora acrescenta que “temos um problema muito sério de relações laborais em Portugal”.

Há um problema de sustentabilidade dos sistemas de pensões porque os governos tudo têm feito para os fragilizar, disse a investigadora Raquel Varela.

Segundo esta especialista, o problema não é haver poucos activos para sustentar a segurança social e o sistema de pensões, mas o facto de haver cada vez mais precariedade nas relações de trabalho.

“Efectivamente temos 2,5 trabalhadores por cada reformado, nós não temos um problema de população no sentido de ter mais velhos para menos jovens. Nós temos um problema muito sério de relações laborais em Portugal. Metade das pessoas que trabalham ou estão desempregadas ou são precárias e não conseguem descontar para a Segurança Social”, disse Raquel Varela.

A sustentabilidade da segurança social - ou a falta dela - continua a dominar as intervenções no colóquio organizado pela Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRE).

“O plano é ir reduzindo a pouco e pouco as reformas para colocar as pessoas com reformas de subsistência”, acrescenta a investigadora do instituto de história contemporânea da universidade nova de Lisboa.