Emissão Renascença | Ouvir Online

Conselho Europeu

Líder dos socialistas europeus "compreende" apoio do PS a Barroso

18 jun, 2009

O líder parlamentar dos socialistas europeus, Martin Schulz, garante compreender o apoio dado pelo Governo socialista de José Sócrates. Mas assegura que a sua formação política irá votar contra Durão Barroso após um primeiro mandato considerado "fraco". 

"Compreendo perfeitamente o Primeiro-ministro de Portugal, que quer ver um português à frente da Comissão" Europeia, disse Martin Schulz à entrada para uma reunião dos Chefes de Governo e da oposição socialista dos 27.
 
Para o líder europeu socialista, a posição de Sócrates "é bem compreensível e mostra que os chefes de Governo têm um dever, que é o de proteger os interesses dos seus Estados, dos seus países". 
 
"Eu tenho uma outra tarefa. A minha tarefa é a de defender o interesse dos socialistas na Europa, sobretudo no Parlamento Europeu", afirmou Martin Schulz, acrescentando que "o balanço de Durão Barroso à frente da Comissão é fraco". 
 
O líder do Partido dos Socialistas Europeus, do qual faz parte o PS português, assegura que esse agrupamento "certamente que não vai votar a favor" de Durão Barroso. 
 
O Primeiro-ministro, José Sócrates, mostrou-se hoje convencido de que os líderes europeus, reunidos em Bruxelas até sexta-feira, irão apoiar de uma forma unânime a recondução de Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia. 
 
O Primeiro-ministro defendeu que o actual presidente da Comissão Europeia fez "um bom trabalho" nos primeiros cinco anos à frente do executivo comunitário e essa é uma das razões que levam mesmo os chefes de Governo socialistas também a apoiarem Durão Barroso. 
 
"É preciso também que tenhamos consciência que é da maior importância para Portugal que Durão Barroso presida à Comissão Europeia", disse José Sócrates. 
 
O Chefe do Governo referiu que ter um português como presidente da Comissão Europeia é "prestigiante" e do "interesse nacional".