Emissão Renascença | Ouvir Online

Programa de Draghi levanta mais dúvidas que certezas

06 mar, 2015 • Ana Rodrigues

Demasiados riscos ou boas perspectivas, os especialistas têm opiniões diferentes quanto aos efeitos das compras de dívida pública. Já Mário Draghi está optimista quanto às reacções dos mercados ao programa.

O “Jornal de Negócios” escreve em título: “Draghi flexível afasta receios sobre compras de dívida”. Acrescentado que as “compras de dívida ainda nem começaram e o impacto já se faz sentir”. Esta foi uma das conclusões retiradas por Draghi que, ao contrário dos especialistas, não vê assim tantos riscos. E acalmou, ao apresentar um programa flexível”. Sobre a dívida grega, escreve este jornal que “Draghi avisou Atenas que as palavras podem fazer mal aos bancos e diz que o BCE já ajudou muito, mas não ajudará mais enquanto o programa de ajustamento não for concluído”.

Sobre a compra de dívida pública, escreve também o “Público”. Adianta este diário, o “BCE garante que o anúncio de compra de dívida já está a ajudar a economia do euro”. E que “Draghi reviu em alta previsões para o crescimento e inflação”.

O “Diário Económico” puxa para primeira pagina o regresso do ex-ministro das Finanças português. Em título “Gaspar regressou para defender Draghi e pedir mais a Berlim e Bruxelas”. Refere que o “ex-ministro relembrou os riscos sobre a economia europeia e propôs soluções”.

Em destaque neste jornal está também a dívida pública com o título “BCE só vai às compras segunda-feira mas Zona Euro já sente os efeitos”. As compras chegam em altura de saldos: as taxas de juro da divida dos países da Zona Euro estão em mínimos históricos -à excepção da Grécia”.

O “Wall Street Journal” publica também na edição de hoje notícias sobre a dívida pública. Em título “acções na Ásia sobem perante as expectativas de crescimento na Europa”.
 
O “The Guardian” escreve que o “Euro mantem-se enfraquecido face ao dólar americano” e que “os operadores de câmbios levaram a moeda única ao seu nível mais baixo desde Setembro de 2003, enquanto se preparam para que o Banco Central Europeu disponibilize o seu programa de compra de títulos na segunda-feira”.

O “Le Monde” refere em título que “Tsipras solicitou um encontro com Juncker”. Adianta que o “Primeiro ministro grego quer encontraa-se com o presidente da Comissão Europeia Jean Claude Juncker na próxima semana, depois das propostas feitas ontem pelo BCE sobre a ajuda que vai dar ao seu país”.